EJA II (8º e 9º Anos)

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Livro Didático: Educação de Jovens e Adultos. Vols. 3 e 4, IBEP.

Volume 3: 7ª série (8º ano)

Questão 1: Razões e proporções; Exemplo: Página 96, exercício 1 (Sua vez…).

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Questão 2: Geometria Plana – Elementos básicos (Retas concorrentes, paralelas, transversais e perpendiculares, ângulos reto, agudo e obtuso); Exemplo: Página 100, questões de 1 a 5.

Assista o vídeo (retas e ângulo reto):

Assista o vídeo (ângulos):

Questão 3: Classificação dos ângulos: Páginas 101 e 102; Exemplo: ângulo reto (90°).

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Questão 4: Noção básica de ângulos.Página: 103 -Medida de um ângulo.

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Questão 5: Números irracionais: Página 117- Exemplo Sua vez… nº 4 (número π)

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Questão 6: Perímetro de um retângulo. Página 123 (Sua vez… exercício 2, item a)

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Questão 7: Área de um retângulo. Página 123 (Sua vez… exercício 2, item b)

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Questão 8:Área de um triângulo. Página 123 (Sua vez… exercício 3, item f)

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Questão 9: Expressão numérica: Soma e subtração entre números inteiros. Página 143 (Sua vez…, exercício 3, item e.

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Questão 10:Expressão algébrica: Soma e subtração entre números inteiros. Página 143, exercício 3, item j)

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Questão 11: fator comum entre números inteiros. Página 144 (Você Sabia? exemplo d)

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Questão 12:Números racionais e regra de três simples. Página 146, Revelando o que aprendeu, exercício 4, item a.

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Números racionais:

Regra de três simples:

Questão 13: Soma e subtração entre números racionais com denominadores diferentes. Página 147, Revelando o que aprendeu, exercício 12, item d.

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Questão 14: Propriedade fundamental da proporção. Página 154, Observação

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Volume 4: 8ª série (9º ano)

Questão 15: Juros simples. Página 104, Um olhar para a matemática.

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Questão 16: Porcentagem, Página 119, exercício 6, item c.

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Questão 17: Volume de um cubo, Página 126, Conhecendo as medidas de volume.

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Questão 18: Ângulos alternos internos, externos, agudos e obtusos. Página 144, exercício 2, item b.

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Questão 19: Soma dos ângulos internos de um triângulo, Página 147, exercício 4.

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Questão 20: Propriedades de potências, Página 161, Sua Vez… exercício 1.

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Questão 21:Propriedade de potência: Divisão, Página 161, Sua vez…, exercício 5, item b.

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Questão 22:Propriedade de potência: Potência de potência, Página 161, Sua vez…, exercício 5, item c.

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Questão 23:Equação do 2º grau (Achar a Raiz pela fórmula de Báskara), Página 188, Sua vez… exercício 2.

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Questão 24: Pitágoras, Página 193, Sua Vez…, exercício 2.

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Questão 25: Teorema de Pitágoras. Página 199, exercício 5.

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4 pensamentos sobre “EJA II (8º e 9º Anos)

    • Certo José.
      Fica assim:

      -5 – 3x + 2 = 10 – 4 ; primeiro vamos reescrever de outro modo:

      -3x -5 +2 = 10 – 4 ; resolvendo as contas que estão ‘prontas’ :

      -3x – 3 = 6 ; agora vamos somar 3 aos dois lados da balança:

      -3x -3 +3 = 6 + 3 ; vamos resolver estas contas:

      -3x = 9 ; vamos dividir ambos os lados por (- 3):

      -3x/ -3 = 9/ -3 ; e finalmente resolver a última conta:

      x = – 3 ; fim.

  1. Obrigado pela resposta. Mas eu estou precisando saber como eu faço a seguinte conta. Percorri determinada distancia faltando 696 para chegar a metade eu parei,e ainda ficou faltando 3 quintos para completar o percurso todo.qual é o total do percurso? Como faço essa conta?

    • Obrigado pela pergunta. Por favor, nesse site pedimos que nossos alunos se identifiquem com nome e turma. Depois faça isso por favor. Vamos à sua pergunta: Esse é o tipo de questão onde você pode transformar o enunciado do problema num sistema de duas equações. Mas eu precisaria saber qual o seu ano pra explicar adequadamente.
      De qualquer forma comece chamando o percurso total por uma letra, por exemplo “x”. Chame o que você já andou de outra letra, talvez “y”.
      Agora tente escrever o problema usando essas duas letras em duas equações:
      Eq.1: y + 696 = 1/2 . x
      Eq.2: 3/5. x + y = x

      Dependendo do seu ano, tente resolver esse sisteminha somando as equações.

      Vamos lá…

      Depois me diz quanto você achou.

      Espero ter ajudado.

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