8º ANO

Para estudar você pode recorrer:
1) Ao Livro didático de Português: Português – Linguagens 8º ANO
2) Ao seu professor de Português;
3) Ao administrador deste site, escrevendo para nós e
4) Poderá assistir o vídeo que estará logo abaixo de cada questão da prova.

A prova de Português com 10 questões será dia 11 de setembro, junto com 10 questões de Inglês e uma Redação com um dos temas, dentre os quatro tópicos.

As questões de Português sempre pedirão interpretação de texto, gramática e ortografia.

Questão 1: Discurso direto e indireto e sujeito indeterminado. Páginas: 25 até 28.

Assista o vídeo:
Discurso direto e indireto:

Sujeito indeterminado:

Questão 2: Tempos verbais nos discurso direto e indireto. Página 38.

Assista o vídeo:
Tempos verbais do discurso direto e do indireto:

Questão 3: Pronomes, Adjetivos e Orações sem sujeito nos discursos direto e indireto. Página: 39.

Assista o vídeo:
Pronomes pessoais (Retos e Oblíquos):


Pronomes possessivos:

O que é adjetivo:

Flexão de Gênero:

Flexão de Número:

Flexão de Grau:

Oração sem sujeito:

Questão 4: Vozes do verbo: Ativa, passiva e reflexiva. Páginas: 58 e 59.

Assista o vídeo:

Questão 5: Predicativo do objeto e o predicado verbo-nominal. Páginas: 82 até 85.

Assista o vídeo:

Questão 6: Denotação e conotação e modo imperativo do verbo. Páginas 94 até 100.

Assista o vídeo:
Denotação e conotação:

Modo imperativo do verbo:

Questão 7: A crônica argumentativa e as figuras de linguagem. Páginas 110 até 120.

Assista o vídeo:
A crônica argumentativa:
Exemplo: Crônica de Arnaldo Jabor:

Questão 8: Coerência e coesão e complemento nominal. Páginas 136 até 142.

Assista o vídeo:
Coerência e coesão textual:

Complemento nominal:

Questão 9: Aposto e vocativo. Páginas 152 até 155.

Assista o vídeo:

Questão 10: As conjunções coordenadas e subordinativas. Páginas 196 até 200.

Assista o vídeo:
O que é conjunção:

Conjunções Coordenativas:

Conjunções Subordinativas:

4 pensamentos sobre “8º ANO

  1. Olá!! Que projeto legal!! Estou preparando um artigo sobre formas de divulgação do conhecimento nos meios digitais, você poderia responder algumas perguntas? Para que eu pudesse colocar no meu artigo?

  2. 1) Qual foi o intuito de criação do projeto?
    Estimular a vontade de aprender e a vontade de ensinar através de premiação para alunos e professores;

    2) e se vc obteve algum resultado, positivo ou negativo com o projeto?

    Houve realmente uma forte motivação dos alunos para estudar os conteúdos que eles sabiam que cairiam nas provas mas, a parte do projeto que envolvia um abono aos professores pelo desempenho de seus alunos, não se concretizou por dificuldades financeiras da prefeitura. O projeto foi premiado pela Fundação Banco do Brasil em parceria com a revista Fórum, foi selecionado pela FAPESB para o prêmio Ideias Inovadoras além de várias citações de menor importância.

    Obrigado pelo interesse.

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